O que é Agricultura Digital? Será que é para mim?

0
360

Agricultura digital é a digitalização de todos os processos da agricultura tradicional para aumentar a produtividade das culturas, dos trabalhadores e garantir mais alimento com maior rentabilidade ao produtor.

Essa minha definição dificilmente você vai encontrar em artigos pela internet, em revistas ou em palestras.

A agricultura digital é algo extremamente simples de entender e de aplicar mas que depende de inúmeros fatores para acontecer de fato e esses fatores não são tão simples assim de lidar. O que eu chamo de fatores aqui também ouvimos serem chamadas de ferramentas, fatores, degraus ou qualquer coisa do tipo e essa é a parte técnica do negócio como um todo mas que é pura e simplesmente técnica.

Diversas vezes tentou-se avançar em assuntos complexos movendo-se pela técnica mas infelizmente isso causa uma repulsa na maior parte das pessoas que precisam ser engajadas no processo. Aos que são técnicos, usar a técnica por anos fez com que eles fossem os detentores do conhecimento e ficassem sobre um pedestal inatingível que faria com que conseguissem serviços por anos e anos e um dia talvez acumular fortuna. Aos que precisavam da técnica esse tipo de atitude acabava causando medo e no final do dia, eles acabavam usando outra forma de resolver aquele problema, mesmo que não seja a melhor forma possível.

Com a democratização de conhecimento nos últimos anos, profissionais que guardam conhecimentos a sete chaves tendem a desaparecer e ao mesmo tempo o compartilhamento de experiências abre uma nova dinâmica na vida das pessoas. Na minha vida pessoal por exemplo: dez anos atrás eu jamais imaginaria que se minha máquina de lavar quebrasse eu assistiria um vídeo no YouTube e seria capaz de consertá-la no mesmo dia. Ou pensando no agro que ao ler alguns posts eu saberia regular os bicos de uma pulverizadora (meu conhecimento de engenheiro agrícola é limitado nessa área de máquinas rs). Essa nova tendência abre um novo caminho que é o compartilhamento de conhecimento levar você muito além do que você imagina. Os profissionais serão cada vez mais demandados para atividades específicas e não serão gurus de todos os assuntos e a responsabilidade de entender minimamente todos os assuntos será sua.

O que tudo isso tem a ver com agricultura digital?

Não podemos imaginar que agricultura digital tem a ver com um sujeito programando letrinhas e números em uma tela preta sem você entender nada que está se passando ali. A agricultura digital é a digitalização de processos que nem muitos processos estão sendo digitalizados na sua vida. Porque você deixou de enviar cartas, alugar filmes na locadora, telefonar para as pessoas para dar feliz aniversário? Diversas ferramentas digitais entraram na sua vida pessoal e você nem notou, foi tudo muito natural. Claro que para alguns um pouco mais complicado que para outros mas simplesmente aconteceu. Na agricultura é exatamente assim que as coisas vão acontecer. Você precisa estar pronto para assimilar tudo isso e fazer com que funcione da maneira que deve. Por exemplo, como você quanto choveu aí na sua região hoje ou se vai chover amanhã? Esse aplicativo de consulta meteorológica entrou na sua vida e você nem notou, mas é bem diferente de ter que acordar as 5 da manhã para ir ler o pluviômetro na chuva e no escuro.

A digitalização dos processos tem o objetivo de fazer com que você seja mais produtivo no seu dia a dia para que a agricultura tenha mais produtividade e seja possível alimentar o mundo em 2050. A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) estima que sertão necessário duplicar a quantidade de alimentos produzidas hoje para alimentar a população daqui apenas 30 anos. Como isso será possível? Apenas com o aumento da produtividade.

Porque que muita gente ao invés de falar agricultura digital fala em agricultura 4.0 e me mostra um monte de termos difíceis?

Na verdade é tudo uma coisa só que diz respeito a mesma coisa, eu mesmo já escrevi aqui sobre agricultura 4.0 e você pode ler clicando aqui. E porque os termos difíceis? Porque a maioria deles é falado em inglês e no fundo o nome é mais complicado do que ele de fato diz respeito. Vamos a alguns deles:

IoT: O termo inglês para Internet das Coisas é o que usamos para falar de todos os dispositivos conectados a uma rede e comunicando-se entre eles para que os dispositivos possam medir, decidir por alguma lógica e atuar.

Big Data: É em inglês grande volume de dados e é utilizado para mostrar que coletando dados e mais dados, em determinado momento a análise desses dados trarão insights que não são possíveis de observar através de estatística tradicional.

Precision Farming: Agricultura de Precisão tem como premissa tratar todos os pontos da propriedade de forma individual porque não são iguais. Com ela traz os conceitos de localização espacial através de GPS, taxas variadas, sensoriamento, entre outras.

No fim das contas, muitos dos termos difíceis você já provou alguma coisa deles fora do ambiente rural e ele foi extremamente benéfico pra você. Será que a agricultura digital é para você? Com certeza sim! Não tem como ficar de fora dessa revolução para você ser um profissional competitivo ou um produtor que tenha lucro. Mas não precisa ter medo basta se preparar para ela e entender onde você se encaixa de maneira mais fácil.

Pensando nos principais medos que possam surgir a partir das incertezas do novo, eu preparei para você um e-book dos 5 maiores erros da agricultura de digital para você não cometê-los. Clica aí embaixo e me conta o que você achou!

Deixe uma resposta