O que são cria, recria e engorda?

0
4095

A cria, recria e engorda são as principais fases de criação do gado de corte, mas também podem ser chamados de os principais sistemas produtivos das fazendas.

Fazendas que trabalham com cria, tem na venda do bezerro a sua principal fonte de renda. A cria é o período que vai do nascimento do bezerro até a desmama, que ocorre aos 7 meses normalmente, com um peso de 6 a [email protected], dependendo da raça e do manejo adotado. Na prática, uma fazenda de cria é composta por vacas (matrizes), que “derrubam” um bezerro por ano. Justamente por isso é difícil de se intensificar a atividade, já que o ganho de peso das vacas não é prioritário.

A recria corresponde ao período da desmama até os jovens animais se tornarem garrotes (boi magro) ou novilhas, normalmente com 10 a [email protected], que corresponde a um período de 12 meses. Por atravessarem dois períodos bem distintos, normalmente a primeira seca assim que desmama e outros seis meses chuvosa, é recomendável nesse primeiro período uma suplementação proteica ou proteico/energético, para que o animal possa manter o ciclo de crescimento. Na estação chuvosa, com um bom manejo de pastagem, é possível obter 4 a [email protected] sem grandes dispêndios.

A engorda ou terminação é a fase final da pecuária, em que o animal atinge o peso e o acabamento adequado, normalmente por volta dos 500 kg, que gera uma carcaça de 16 a [email protected] Em sistemas de confinamento, o tempo para atingir esse peso é em torno de 3 meses, mas a um alto custo.

Com uma boa estratégia de suplementação nutricional é possível também realizar toda a engorda e terminação a pasto, a um custo bem mais competitivo. O maior desafio nesse sistema é utilizar o pasto com máxima eficiência (em volume e qualidade) durante a chuva e buscar alternativas para o período de escassez de pasto. Com um bom sistema combinado com a recria, é possível abater animais totalmente a pasto com 18 a 20 meses de idade.

O grande segredo desse sistema é ter uma boa produção de pastos e saber manejá-la com maestria. A ferramenta da Geocrop, a Pasto Sempre Verde pode auxiliar o pecuarista no manejo de pastagens, trazendo mais tranquilidade na sua tomada de decisão. O bom e velho pasto continua sendo o principal componente da pecuária de sucesso, talvez mais até que os próprios animais, se me permitem opinar.

Deixe uma resposta