Planejador de Carreira em Agricultura Digital (AGTCC)

0
218
agtcc2

Você já pensou que para medir a evolução da sua carreira você precisa de um planejador de carreira em agricultura digital? Aqui vou te apresentar um que criei pensando em potencializar aquilo que pode mudar seu patamar profissional. Conheça o AGTech Career Canvas (AGTCC), o planejador do InteliAgro.

Para começar a falar de um planejador de carreira, precisamos falar do conceito por trás dele. Quando eu e meus colegas materializamos o conceito do Fazenda 4.0 em um livro (conheça aqui) vimos que existem habilidades, competências e comportamentos que os profissionais do futuro vão precisar ter para serem destaque. E obviamente concordamos que o profissional do futuro (futuro esse que já é presente) é o profissional que vai trabalhar com agricultura digital no campo.

Para relembrarmos quais são essas habilidades, competências e comportamentos vamos repassar um a um aqui. As habilidades são dez e foram baseadas no relatório do World Economic Forum: As 10 habilidades que você necessita em 2020 para ser um profissional da quarta revolução industrial (acesse aqui).

Essas habilidades são:

  • Resolução Problemas Complexos
  • Pensamento Crítico
  • Criatividade
  • Gestão de Pessoas
  • Coordenação com demais
  • Inteligência Emocional
  • Julgamento e tomada de decisão
  • Orientação para serviços
  • Comunicação
  • Flexibilidade Cognitiva

Se você não entendeu direito cada uma delas, acompanhe esses nossos vídeos aqui: parte 1 e parte 2. Essas habilidades podem ser trabalhadas e você pode adquirir e aprimorar cada uma delas através de treinamento.

Já falando das competências técnicas para o profissional de agricultura digital nós enxergamos que existem três grandes grupos e dentro desses grupos centenas de desdobramentos e especializações, porém um profissional que é diferenciado conhece e aprimora todas elas. Você pode entender melhor aqui e a lista aqui abaixo:

  • Hardware
  • Software
  • Gerenciamento de projetos

Por fim, nós enxergamos que alguns comportamentos são essenciais para você ter destaque e esses comportamentos são adquiridos através de treino e repetição. Falamos dele no nosso post – A agricultura digital já é uma realidade e você está de fora. A lista dos comportamentos vemos aqui:

  • Participar de um grupo profissional
  • Ir a eventos frequentemente
  • Debater em redes sociais profissionais
  • Produzir conteúdo

Na nossa percepção um profissional completo conhece e aprimora tudo isso em si e dessa forma surge nosso planejador de carreira. Com ele você faz um diagnóstico do seu status atual e enxerga onde precisa melhorar. Isso será essencial para ter uma estratégia de como evoluir. Para o bloco de habilidades, competências e comportamentos você irá preencher quais você já tem e em uma escala de 1 a 5 (sendo 1 igual a pouco conhecimento e 5 conhecimento pleno) quão preparado você está.

Veja aqui o quadro com o resumo do que você deve preencher

agtcc

Para o preenchimento de 1 a 5 não existe um parâmetro para você saber onde está. Isso deve ser uma percepção sua e não se assuste se quanto mais você se capacitar em cada uma delas mais vai parecer que menos você sabe. Isso é de fato algo normal no aprendizado, você vai tendo mais consciência do assunto e isso te faz ver o quanto de fato conhece.

O preenchimento então será feito bloco a bloco e você deve fazer os seguintes cálculos:

Y=(quantidade de itens marcados/quantidade de itens totais)*5

X=(média dos itens marcados)

Esse cálculo deve ser feito para habilidades (laranja), competências (verde) e comportamentos (azul). Em posso deles calculados você vai colocá-los no AGTCC.

agtcc2

Um exemplo de preenchimento você vê aqui:

agtcc3

No exemplo do AGTCC desse profissional podemos concluir que ele possui todas as habilidades mas precisa desenvolver elas. Possui 2/3 das competências e está um pouco melhor que a metade no desenvolvimento delas e que possui poucos comportamentos mas eles estão bem desenvolvidos. O diagnóstico é que o profissional precisa focar em três estratégias:

1- Aumentar seus comportamentos do futuro;

2- Potencializar suas habilidades;

3- Conhecer mais competências e apromorá-las.

Note que essas estratégias podem ser feitas justas ou cada uma em um momento e ao mesmo tempo elas devem ser planejadas de uma forma que nem habilidades, nem competências e nem comportamentos sejam o seu lastro negativo na sua carreira. Você deve estar balanceado nos três segmentos.

O que estamos trabalhando agora é em uma ferramenta para automatizar esse diagnóstico para você e assim você o repete todos os semestres para medir sua evolução contínua.

Você acha que o AGTCC pode fazer parte do seu dia a dia como o seu planejador de carreira em agricultura digital? Escreva para nós com suas dúvidas, críticas e sugestões! Será um prazer te responder!

Deixe uma resposta