O que é mais barato? Imagem de VANT ou Satélite?

0
214

sat_vant_inteliagro

Em tempos que pessoas que trabalham com essas tecnologias insistem em digladiar-se, surge a pergunta: Qual é mais barato? VANT (DRONE) ou Satélite?

Como todas as minhas respostas aqui no InteliAgro: -Depende!

Tenho visto ultimamente uma verdadeira guerra entre empresas que distribuem imagens de satélite e empresas que realizam sobrevoos de VANTS (sejam aviões, sejam policópteros). Minha opinião pessoal é que esta batalha é um pouco de desespero, uma vez que quem realmente deseja monitorar sua lavora, optaria por um misto de ambos.

Como cada um tem seus prós e contras é até um pouco injusto comparar, mas levando em conta um uso comum que ambos querem abocanhar o mercado que seria a identificação de linhas de plantio em uma usina, podemos considerar:

  • Imagem de satélite com pixel menor do que 80cm;
  • Imagem VANT com até 20cm de pixel;
  • Usina com 30mil hectares plantados.

Neste cenário a imagem de satélite seria mais prática e mais barata, uma vez que a área coberta é muito grande.

Em um segundo cenário comum poderíamos comparar o uso de NDVI (leia mais aqui) em um talhão de cana-de-açúcar para checar variabilidade de crescimento, considerando:

  • Imagem de satélite com pixel de 5m;
  • Imagem VANT com pixel de 15cm;
  • Talhão com 40ha.

Nesse caso seria mais vantajoso o VANT. É uma área pequena e o tamanho do pixel é menor, deixando a análise mais assertiva. Além disso, o VANT seria mais barato por não requerer área mínima de sobrevoo.

Temos que considerar que as tecnologias estão muito mais avançadas para processamento de imagens de satélite e que ainda não há legislação específica para VANTs no Brasil e no mundo, mas essas coisas são recorrentes em tecnologias emergentes e em alguns anos estarão devidamente equalizadas!

A conclusão é: qual é mais barata? Não importa muito, use a que melhor atende o que você precisa fazer!

Deixe uma resposta