Você sabe a diferença entre Smart Farming e IoT?

0
157
smart_farming

Nos últimos anos, principalmente no ano de 2017, a agricultura teve que lidar de vez com as mudanças trazidas pela revolução digital. Mas de fato ainda existe muita confusão entre o que de fato é cada conceito nessa área. Você sabe a diferença entre Smart Farming e IoT?

Smart Farming ou Agricultura Inteligente, Agricultura Digital é a aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na agricultura para obtenção de resultados guiados por cálculos e não somente sentimentos.

Smart Farming é baseada na integração das aplicações digitais e para isso precisa mesclar sensores, atuadores, GPS, drones, imagens de satélites, robótica, Big Data e IoT (Internet das Coisas). Ou seja, Smart Farming é a união de todas essas coisas e não simplesmente a aplicação de IoT na agricultura.

IoT é algo essencial para uma agricultura inteligente, a diferença é que IoT é ferramenta e o Smart Farming é o conceito que utiliza de todas as ferramentas possíveis para ganhar produtividade e diminuir custos guiados por ferramentas analíticas que garantem de fato controle e melhores resultados.

Outros conceitos também são confundidos como Agricultura de Precisão, Sensoriamento Remoto, Inteligência Artificial e etc. Todos esses citados anteriormente são ferramentas como IoT para que uma fazenda pratique o Smart Farming.

Nós do InteliAgro estamos desenvolvendo um conceito diferente. Para que a Agricultura Digital possa ter sucesso ela depende de outros fatores e você pode conhecer todos eles clicando aqui e conhecendo a Fazenda 4.0.

 

Deixe uma resposta