O que é ETo?

0
883

Folha orvalho

 

 

O cálculo da evapotranspiração de referência (ETo) é fundamental para a determinação de quanta água a lavoura perdeu para a atmosfera e , consequentemente, necessária para o balanço hídrico do solo. Mas afinal, o que é a ETo?

Deixando de lado as contas, ela é a evapotranspiração que ocorre em uma superfície de referência sem nenhuma deficiência hídrica, ou seja, nesta situação o vegetal está totalmente suprido de água. Esta superfície é definida como um cultivo de grama, crescendo ativamente, com uma altura de 12 cm e cobrindo toda a superfície do solo.

Evidentemente seria impraticável cada agricultor manter em sua propriedade a estrutura necessária para determinar a ETo desta maneira e , claro, o impediria de fazer corretamente a gestão dos sistemas de irrigação. Diante disso, existem outros métodos para se determinar a evapotranspiração de referência, dentre elas podemos citar:

 

  • Método de Penman-Monteith: Requer dados meteorológicos facilmente obtidos com os equipamentos adequados, como a radiação solar, temperatura do ar, umidade do ar e velocidade do vento. Resultado de uma consulta da FAO em 1990, este é agora o método padrão para o determinação da ETo, seja para o cálculo diário ou então na forma horária ( requer dados adicionais);

 

  • Tanque Classe A: Este método consiste no uso de um tanque de evaporação direta, preenchido com água. É efetuada a leitura da lâmina da água evaporada (usualmente em milímetros) e ,em seguida, esse valor é ajustado multiplicando-o pelo coeficiente do tanque (Kt) para a obtenção da ETo.

 

Depois de descrever o que é a evapotranspiração de referência, finalizo com o que considero ser a prioridade nesse tema: Precisão. A qualidade dos dados coletados para o cálculo da ETo refletem diretamente na lâmina de água à ser aplicada na lavoura. Cada milímetro aplicado erroneamente representa 10 metros cúbicos desperdiçados por hectare e, consequentemente, um enorme vazamento no caixa da sua propriedade.

Deixe uma resposta